Tudo sobre Ana & Mias

Anorexia X Bulimia

03/08/2011 21:57

  1) O que leva uma pessoa a tornar-se bulímica ou anoréxica?

As vezes pode ser difícil identificar com precisão o que leva uma pessoa a tornar-se bulímica ou anoréxica. Não só nesse caso, mas na grande maioria dos transtornos comportamentais, vamos encontrar essa dificuldade. O que sabemos, é que normalmente encontraremos a presença de três elementos básicos: Os fatores predisponentes (que vão identificar a possibilidade de desencadear esse ou aquele transtorno, normalmente ligados a predisposição genética), os fatores desencadeantes ( identificados na presença de um trauma ou um evento marcante que claramente definiu o início da doença) e os fatores psicológicos (no caso da bulimia e anorexia, normalmente ligados à preocupações exageradas em relação a forma física, incrementados pelas exigências da mídia que cultua formas magras e a uma baixa auto-estima desses indivíduos).

2) A bulimia pode levar a um quadro de anorexia? 

De fato uma pessoa bulímica pode tornar-se anoréxica. Quando um bulímico passa a ter uma progressiva preocupação com a imagem corporal, pode desenvolver dietas restritivas radicais e, consequentemente, alterações físicas que vão caracterizá-lo como anoréxico.

 

3) Um jovem que tenha uma vida saudável pode em um determinado momento desenvolver uma bulimia ou anorexia?

Sim. Algumas dietas exageradas, o desejo de se tornar cada vez mais magro, o medo da rejeição social, podem aos poucos ir desenvolvendo nestes um desejo de emagrecimento, que pode num determinado ponto sair do controle e desenvolver um transtorno alimentar. Existem casos de atores que desenvolveram o transtorno após atuarem em papéis em que lhes foram exigidos uma perda ponderal importante em um curto espaço de tempo.

 

Ana e Mia

03/08/2011 21:51

 O QUE É ANA e MIA? 

Ana e Mia são expressões utilizadas nos grupos que sofrem de anorexia ou bulimia. Ana se refere à anorexia Mia trata da bulimia.

Os termos são algumas das várias formas usadas para mascarar a presença das doenças. 

Segue abaixo outras siglas utilizadas: 

Pró-Ana: a favor da anorexia 

Pró-Mia: a favor da bulimia 

Anjo, Boneca, Criança, Princesa: a forma como se designam a si próprias, o que se explica pela alteração hormonal causada pela anorexia, que causa um atraso na puberdade. 

Controle: o que todas elas querem atingir. 

Compulsão: uma crise de voracidade. ‘Tive uma compulsão’ significa: ‘Comi muito’. 

ED: Eating Disorders (Perturbações do Comportamento Alimentar): Pró-Anas/Mias referem carinhosamente os seus ED como se de uma mascote se tratasse. 

Miar: vomitar. As ‘Mias’ ou ‘Ana/Mias’ (descritas cientificamente como anoréxicas de tipo compulsivo) têm crises de voracidade em que ingerem grandes quantidades de comida e sentem muita culpa, vomitando em seguida. 

LF: Low Food (pouca comida). Pró-Anas/Mias fazem freqüentemente jornadas de LF e promovem.

LFC (Low Food Colectivos) na rede, concursos em que ganha quem conseguir seguir as restrições mais severas durante mais tempo. 

NF: No Food (nenhuma comida). 

NFC: No Food Colectivo. O mesmo que acima, mas observando jejum completo.

Crie um site grátis Webnode